Luciaadverse's Blog

setembro 15, 2010

Paraty em Foco

Filed under: Dicas — Tags:, — Lucia Adverse @ 2:48 pm

Paraty, 15 de setembro de 2010.

Relato da manhã de quarta-feira:

Acordei hoje bem cedo e fui dar uma volta na cidade de Paraty para ver o que acorre na cidade algumas horas antes da abertura do “Paraty em Foco” – Festival Internacional de Fotografia, atualmente uma das maiores iniciativas culturais do país, ligadas à fotografia.  Desde sua 1ª edição, em 2005, o Paraty em Foco ofereceu workshops, entrevistas e exposições para um público de aproximadamente 15 mil pessoas. Criado pelo fotógrafo italiano Giancarlo Mecarelli, hoje o evento é uma parceria entre a Galeria Zoom, a FNAC, a Fototech e o Estúdio Madalena.
Esse é o primeiro cidadão que encontro na cidade logo que ponho o pé na rua:

São 8 horas da manhã, a cidade “ainda” está vazia. Enquanto seus visitantes adormecem ou estão a caminho, a organização do evento e os moradores da cidade se preparam para receber centenas de turistas e fotógrafos se reúnem nesses 5 dias de festival.

Nas ruelas da charmosa Paraty, encontram-se apenas algumas pessoas se preparando para ir ao trabalho, os responsáveis pela limpeza da cidade, a equipe de apoio do festival que faz a segurança dos locais onde ocorrerão os eventos e eu uma cidadã (eu) ansiosa em conhecer esse evento que reúne tanta gente para discutir uma paixão em comum, a fotografia. Isso mesmo, tenho que confessar, é a minha primeira vez no festival, conflitos de datas e compromissos me impediram que estivesse presente das outras vezes. A minha espectativa é muito grande, além de conhecer o tão famoso festival, espero aproveitar os workshops, palestras e reencontrar os amigos.

Abaixo a Tenda Matriz ainda com os primeiros raios de sol do dia:

Com cerca de 350 metros quadrados e 300 lugares, nesse local terão encontros, algumas entrevistas e projeções de fotos.
Clique aqui e veja a programação completa no site do Paraty em Foco.

O espaço do antigo cinema da Cidade, este ano abriga um mix de atividades, o visitante além de poder assistir a transmissão ao vivo das palestras (período da tarde) poderá usufruir de internet livre tomando um café, se inscrever na leitura de portfólio, adquirir um livro assinado pelo fotógrafo autor (ou simplesmente folhear) nas Tardes do Livro Livre, ou ainda assistir tranquilamente a Sessão Intervalo com sua programação multimídia. Lembrando que nesse local, será a nossa reunião da Fototech, dia 17, sexta-feira, de 9:30h às 12:30h. Solicitamos a presença de todos os associados Fototech presentes em Paraty nesse local.

Aqui é o local aonde são feitas as inscrições para os workshops e atendimento ao público.
Mais informações consulte o site.

2 Comentários »

  1. Fazer isso com a gente é sacanagem Lucia!
    Aproveite muito por aí…
    Ano que vem vou fazer exatamente isso, chegar antes e curtir todo o processo, uma degustação maravilhosa por sinal.

    Abço.
    Nereujr

    Comentário por Nereujr — setembro 15, 2010 @ 3:07 pm

  2. Desculpe-me Nereu, não foi essa minha intenção, até porque é a primeira vez que venho ao festival…
    Quis registrar minhas primeiras impressões e minha expectativa.
    Grande abraço, Lucia

    Comentário por Lucia Adverse — setembro 15, 2010 @ 4:47 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.