Luciaadverse's Blog

junho 21, 2012

FITBH 2012

Filed under: Dicas — Tags:, , — Lucia Adverse @ 10:24 pm

Com 18 anos de trajetória o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, realizado pela Prefeitura, através da Fundação Municipal de Cultura, é considerado o maior e mais consolidado evento do calendário cultural da capital mineira. Ao longo de sua história, passaram por Belo Horizonte grupos artísticos de 38 diferentes países, sempre mantendo a tradição do Festival de reforçar e destacar, em sua grade de programação, o teatro de rua.
11ª edição do FIT-BH, acontece desde o dia 09 de junho e encerra no próximo domingo, dia 24. O Festival propõe como tema uma reflexão sobre as fronteiras no teatro contemporâneo, sustentado em três bases conceituais: o intercâmbio do teatro com outras linguagens artísticas, o teatro em diálogo com o espaço urbano e a descentralização da produção teatral. Em 16 dias de programação, o FIT-BH apresenta 19 espetáculos internacionais, 12 nacionais e 10 locais, com 157 apresentações em aproximadamente 60 diferentes espaços, contemplando as nove regionais da cidade.

Além dos espetáculos teatrais o festival promove Atividades Especiais com ênfase em pesquisa, formação e compartilhamento e uma programação paralela que inclui shows musicais e performances no Ponto de Encontro. A novidade desta edição é O Cine-FIT, uma mostra com filmes que dialogam, de alguma forma, com o universo das artes cênicas, alguns deles inéditos em Belo Horizonte. Relacionando o teatro com as demais linguagens artísticas e com as inúmeras possibilidades de apropriação coletiva do espaço público, o FIT-BH cumpre o seu papel de aliar qualidade e diversidade de programação e se consolida como um dos maiores festivais de teatro do país e um dos cinco principais da América Latina.

O fotógrafo Guto Muniz, nosso associado e antigo diretor da Fototech MG, fotografa o festival desde a sua primeira edição, acompanhado da sua amiga, parceira e também associada Kika Antunes. Nos últimos anos, o FITBH tomou grande proporção e a dupla se viu obrigada a ampliar a sua equipe trabalho. Desde o ano passado, Guto e Kika, contam com a colaboração de outros profissionais formando uma equipe, são eles: Daniel Protzner, Glenio Campregher, Marco Aurelio Prates e Nereu Jr Cavalheiro. Todos eles são da Associação de Fotógrafos Fototech, demonstrando a qualificação dos membros pertencentes a associação.

Para quem ainda não foi aos espetáculos, poderá conferir até o final de semana. Acesse o link abaixo e veja a programação:

http://www.fitbh.com.br/2012/

Agora, se você não é de Belo Horizonte, programe-se e venha no ano que vem. Uma coisa você pode ter certeza: vai valer à pena!

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: