Luciaadverse's Blog

abril 16, 2011

Cidade do Cabo

Depois de Sun City fomos para a famosa Cidade do Cabo. A Cidade do Cabo (em inglês: Cape Town; em africâner: Kaapstad) é a segunda maior cidade da África do Sul (perdendo apenas para Joanesburgo) e a atual capital legislativa da África do Sul e da província Cabo Leste (Western Cape ), onde o Parlamento Nacional e muitos escritórios do governo estão localizados. É uma das cidades mais bonitas e atraentes do país, com fascinantes paisagens. É considerada a cidade mãe da África do Sul e também um importante centro industrial da África.

A Cidade do Cabo foi fundada pelos holandeses em 1652, como um entreposto comercial na rota do oriente, a primeira fundada por europeus na região. Tornou-se uma possessão britânica em 1814.

É famosa pelo seu porto natural, incluindo pontos turísticos bem conhecidos, como a Montanha da Mesa (Table Mountain) e o Cabo da Boa Esperança (Cape of Good Hope), sendo um dos destinos mais procurados pelo turismo Sul Africano. A Cidade do Cabo situa-se aos pés da Table Mountain (1088m de altura) e às margens da Baía da Mesa (Table Bay). Uma localização que dá à cidade um ar pitoresco e um clima mediterrâneo.

A Table Mountain é um complexo de montanhas, marco turístico e histórico da África do Sul, situado na província de Western Cape. Leva esse nome devido ao seu formato reto no topo da montanha lembrando uma mesa. Seu pico atinge 1.086 metros de altura, existem mais de 500 trilhas guiadas na Table Mountain, mas pode-se chegar ao topo através de um teleférico inaugurado em 1929, reformado em 1997. Excelente para piqueniques. A magnífica vista panorâmica da Cidade do Cabo é de tirar o fôlego.

Localizada na costa da Baía da Mesa, a Cidade do Cabo foi originalmente desenvolvida pela Companhia Holandesa das Índias Orientais como uma estação de abastecimento de navios holandeses que navegavam para a África Oriental, Índia e o Extremo Oriente. A Cidade do Cabo desenvolveu-se rapidamente, tornando-se o pólo econômico e cultural da Colônia do Cabo até a Febre do ouro que resultou no desenvolvimento de Joanesburgo, tornando a maior cidade da África do Sul.

A cidade é um importante pólo comercial e industrial, tendo um dos principais portos do país. Sua economia é baseada nos setores de refinação de petróleo, automóveis, alimentar, químico, têxtil e construção naval.

A população, cerca de 1,3 milhões de habitantes, é formada principalmente por nativos africanos e descendentes de holandeses, britânicos, franceses, alemães e indonésios.

Antes de chegarmos no famoso e esperado ponto histórico e turístico Cabo da Boa Esperança, conhecemos a Praia dos Rochedos (Boulders Beach), localizada ao sul da Cidade do Cabo. Nessa praia vive uma colônia de pinguins (spheniscus demersus). Possuem cerca de 70cm de comprimento e é a única espécie que se reproduz na África.

O Cabo da Boa Esperança é o ponto onde os oceanos Índico e Atlântico se encontram. Era o ponto estratégico das rotas comerciais européias para o Oriente. O navegador português Bartolomeu Dias foi o primeiro europeu a contorná-lo, em 1488. Demonstrou que era possível se chegar ao oriente por mar e batizou o local de Cabo das Tormentas. Posteriormente, o rei D. João II chamou-o de Cabo da Boa Esperança, pois finalmente o caminho para a Índia pelos oceanos havia sido encontrado.

Cabo é um acidente geográfico, entendido como uma porção do continente que avança pelo mar. Geologicamente, a península do Cabo faz parte do complexo da Table Mountain. Fica a 50km da Cidade do Cabo, no Parque Nacional da Península do Cabo.

Na arredondeza é possível pegar um bondinho que leva ao topo da montanha onde se tem uma vista panorâmica do local.

Além da fantástica vista é interessante também encontrar a direção de algumas cidades em relação ao local, inclusive o Rio de Janeiro.

A vida noturna em Cape Town é agitada, com música, shopping e bons restaurantes com gastronomia internacional.




Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: