Luciaadverse's Blog

abril 6, 2011

Africa do Sul

Filed under: VIAGENS — Tags:, , , — Lucia Adverse @ 8:49 pm

O tempo corre, a vida da gente não pára, os dias parecem que estão cada vez mais curtos…

É essa a sensação que tenho e juntamente com ela a impressão que tenho escrito menos no meu blog.

Em janeiro fiz uma viagem de férias com a família para a África do Sul e parece que foi ontem. Até hoje não postei nada aqui?

Tento ter uma disciplina com o blog e uma delas é postar as notícias com calma, pesquisa e com um texto escrito com cuidado e o mínimo de erros. Por esse motivo e diante da grande atribulação de coisas a fazer, colocarei dentro do ritmo que conseguir. Hoje falarei um pouco sobre a Àfrica do Sul e posteriormente sobre as cidades e locais visitados: Sun City,  a Cidade do Cabo e por fim o Kruger Park.

A  África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país situado no extremo sul da África, com 2.798 quilômetros de litoral sobre os oceanos Atlântico e Índico.

A África do Sul é conhecida por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas são oficialmente reconhecidas pela Constituição do país. O Inglês é a língua mais falada na vida pública oficial e comercial, entretanto, é apenas o quinto idioma mais falado em casa. Na tentativa de ser simpática com o povo nativo aprendi pequenas palavras no dialeto deles: obrigada, bom dia, boa noite, olá. Essas pequenas palavras faziam a diferença, as pessoas ficavam admiradas de ouvir uma estrangeira tentando comunicar no idioma deles, sorriam e recebiam-me na maior simpatia. O povo está acostumado ouvir dos estrangeiros apenas o inglês e eu atacava de Zulu, Afrikaans  e Tswana, uma piada. Acho que a única palavra que ainda me lembro é “obrigada” em Afrikaans: dankie- dankie. Digo isso, porque foi a palavra que mais tomei cuidado com a pronúncia, o guia sul-africano que conhecemos em Cape Town alertou-me: _” Cuidado com a proúncia da palavra para não parecer donkey-donkey.” Também conheci algumas pessoas de procedência da Angola e Moçambique que falavam português, inclusive o guia que já havia sido diplomata.

A África do Sul é um país multiétnico, com as maiores comunidades européias, indianas e racialmente mistas da África. Embora 79,5% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos . Cerca de um terço da população do país está desempregada,, fiquei impressionada com essa estatística fornecida pelo guia.

Com toda essa variedade de etnias, o artesanato não podia ser diferente, é rico em trabalhos manuais e por todo lugar que se passa encontram-se feiras ao ar livre. No fim da viagem, minha mãe e minha sogra brincaram comigo e perguntaram-me se eu abriria uma loja de pulseiras quando chegasse ao Brasil, imaginam por quê?

 

 

4 Comentários »

  1. Muito bacana, Lucia!
    Quero ver a coleção de pulseiras. Rs!
    Bj

    Comentário por Renata — abril 7, 2011 @ 7:09 am

  2. Você é uma piada amiga!
    Beijão, Lucia

    Comentário por Lucia Adverse — abril 9, 2011 @ 3:40 pm

  3. Que passeio maravilhoso minha irmã! A mãe deve ter adorado. As fotos estão maravilhosas. Um beijo.

    Comentário por Luiz Eduardo Fernandes de Miranda — abril 26, 2011 @ 5:16 pm

  4. Mano querido!
    Não somente a mamãe, todos adoraram, a Mariana então…
    Obrigada pela visitinha e comentário!
    Volte sempre!
    Beijo enorme, Luca

    Comentário por Lucia Adverse — abril 26, 2011 @ 7:24 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

