Luciaadverse's Blog

março 26, 2011

Thomaz Farkas

Filed under: Arte, Fotografia — Tags: — Lucia Adverse @ 3:21 pm

É com grande pesar que trago essa notícia aqui no blog. Ontem o fotógrafo Thomaz Farkas, faleceu de falência múltipla de órgãos em São Paulo,  aos 86 anos, após permanecer 21 dias internados no Hospital Sírio-Libanês.

Nascido em 1924, Budapeste, Hungria, chegou ao Brasil em 1930 com sua família, fixando residência em São Paulo, onde seu pai foi o fundador da primeira Fotoptica, loja especializada em equipamentos fotográficos. Graduou-se em engenharia mecânica e elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e trabalhou como fotógrafo, professor, produtor, diretor de cinema e empresário.

Na fotografia, desenvolveu um trabalho de expressão pessoal e documental. Atuou também como incentivador e organizador de exposições, concursos e premiações. Foi responsável pelo projeto e instalação de laboratórios fotográficos em várias instituições, entre as quais o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateuabriand (1950), o Instituto de Eletrotécnica (1954), Instituto de Polícia Técnica (1957) e a escola de Comunicações e Artes (1970), os três últimos pertencentes à Universidade de São Paulo. Foi diretor de filmes documentários, bem como produtor e fotógrafo de cinema. A partir de 1968 produziu ou co-produziu trinta e três documentários de curta e média-metragem e oito longas-metragens.

Em 1969, passa a lecionar fotografia nos Departamentos de Cinema e Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, onde desenvolve tese de doutorado sobre os métodos de realização de seus documentários. Lança a revista Fotoptica em 1970, com ensaios de fotógrafos brasileiros e internacionais, e inaugura, em 1979, a Galeria Fotoptica, pioneira na divulgação e comercialização de fotografia no país. A partir de 1990, integra o Conselho Deliberativo da Coleção Pirelli Masp de Fotografia. Assume a direção da Cinemateca Brasileira de São Paulo, em 1993. Em 1997, lança o livro Thomaz Farkas, Fotógrafo e realiza exposição homônima no Masp com trabalhos produzidos nos anos 1940 e 1950. Em 2005, a Pinacoteca do Estado de São Paulo – Pesp inaugura a exposição Brasil e Brasileiros no Olhar de Thomaz Farkas, que apresenta, pela primeira vez, imagens coloridas feitas nas décadas de 1960 e 1970. No ano seguinte, parte dessas fotos é reunida no livro Thomaz Farkas, Notas de Viagem. Atualmente integrava o Conselho da Fundação Bienal.

Abaixo uma pequena amostra do trabalho desse grande artista:


“O momento mais lindo da fotografia é quando o amador que fez filmes das férias ou do aniversário do filho vai a uma loja, pega o envelope das fotos e abre. Esse momento é mágico. É a sua obra de arte.” Thomas Farkas

É no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, que se encontra grande parte da obra do artista – cerca de 34 mil imagens.

Desde o dia 27 de janeiro a institução promove a exposição “Uma antologia pessoal”, uma retrospectiva da obra de Farkas, com cerca de cem imagens clicadas entre as décadas de 40 e 70. A abertura da mostra foi acompanhada pelo lançamento de um livro, com 150 fotografias, organizadas pelo próprio fotógrafo com a ajuda dos filhos, João e Kiko Farkas.

“Ele será lembrado como o grande nome da fotografia moderna brasileira e também deixará um legado importantíssimo para o cinema nacional”, diz Sergio Burgi, um dos curadores da exposição. “Farkas participou ativamente desta mostra, revisou e escolheu cada fotograma e ainda selecionou imagens inéditas”.


Anúncios

1 Comentário »

  1. Oi, adorei o seu blog e o post, mas por acaso você saberia o nome e a data em que a foto da bailarina foi tirada??

    Comentário por Ali — agosto 28, 2016 @ 6:05 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: