Luciaadverse's Blog

dezembro 9, 2010

Série Polaroid – Nº13 – Miró

Filed under: Arte, Poesias-Pensamentos-Frases-Reflexões, Polaroids — Tags:, , , — Lucia Adverse @ 8:17 am

Joan Miró

Palavras de Joan Miró…

“Creio que, depois do grandioso movimento impressionista francês – um canto à vida e ao otimismo – depois do movimento pós-impressionista, da coragem dos simbolistas, do sintetismo fauvista e da dissecação do cubismo e do futurismo, depois de tudo isso, teremos uma arte livre e todo o interesse estará centralizado na vibração do espírito criador. Esse movimento moderno de análise vai elevar o espírito para uma liberdade luminosa.”

“O surrealismo liberava o inconsciente, exaltava o desejo, concedia mais poderes à arte. As alucinações substituíram o modelo exterior. Eu pintava como em um sonho, com absoluta verdade.”

“Eu nunca sonho quando durmo, só quando estou acordado “.

“Trabalhar muitíssimo e viver a vida, fazer um passeio na montanha ou olhar uma bela mulher; ler um livro, ouvir um concerto; que tudo isso alimente meu espírito para que sua voz se torne mais forte. E, principalmente, queira Deus que não me falte a Santa Inquietude! Graças a ela os homens avançaram.”

“Mais importante do que a obra de arte propriamente dita é o que ela vai gerar. A arte pode morrer; um quadro desaparecer. O que conta é a semente.”

“Um cigarro e uma caixa de fósforos contêm uma vida secreta muito mais intensa que certos seres humanos.”

“A Guerra Civil acarretou bombardeios, mortes, pelotões de fuzilamento; eu quis registrar de algum modo aqueles tempos tristes e dramáticos. Mas tenho de confessar que não tinha a intenção de pintar minha própria Guernica.”

“Eu era incapaz de desenhar. Não conseguia distinguir uma reta de uma curva. Galí me fez pintar uma natureza-morta composta de objetos quase sem cores: um copo de água, um cubo, uma batata. Pois bem, fiz um por-do-sol!”

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

