Luciaadverse's Blog

dezembro 6, 2010

Série Polaroid – Nº12 – Monet

Arrojado, atrevido, apaixonado, trabalhador incansável, amante da boa vida, aglutinador de talentos… Claude Monet foi tudo isso e muito mais. Seus 86 anos de existência foram vividos com uma intensidade tal que parece ter vivido muitas vidas numa só. Passou pelas dificuldades econômicas dos jovens pintores da sua época, mas desfrutou a riqueza de sua consagração como artista e as mais altas honras cívicas de seu país. O mais célebre entre os pintores impressionistas, nasceu em Paris, 14 de novembro de 1840.

O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, “Impressão, nascer do sol”, a partir de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy:

“Impressão, nascer do Sol” – eu bem o sabia! Pensava eu, justamente, se estou impressionado é porque há lá uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha.” .

A expressão foi usada originalmente de forma pejorativa, mas Monet e seus colegas adotaram o título, sabendo da revolução que estavam iniciando na pintura.

É um dos meus pintores favoritos na história da pintura. Durante a minha seleção de fotos polaróides, encontrei algumas imagens que lembram algumas de suas pinturas.

Claude-Oscar Monet

De Monet pode-se dizer que é o pintor da luz, da água, mas sobretudo, do “instante”. “Trabalho muito para conseguir o que procuro: a instantaneidade”, confessou o pintor em uma carta a seu negociante mais fiel, Durand-Ruel.

“Meu propósito é oferecer apenas as coisas das quais estou plenamente satisfeito.”

” Ai de mim, […] quanto mais vejo, pior se torna a hora de representar o que sinto. Digo a mim mesmo: quem diz ter acabado uma tela é terrivelmente orgulhoso, entendendo por acabar completar a obra, deixá-la perfeita.”

“Ainda que sejamos bons, ficamos preocupados demais com o que se vê e se ouve em Paris; em compensação, acredito que o que farei aqui tem o mérito de não se parecer com o de ninguém.”

“As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias.”

“Para mim, uma paisagem não existe por si só, visto que sua aparência muda a todo instante; mas a atmosfera que a cerca a concede vida – a luz e o ar que variam continuamente. Para mim, é somente a atmosfera ao redor que revela seus verdadeiros valores.”

“Com o passar do tempo, abri meus olhos e, então, compreendi verdadeiramente a natureza e aprendi a amá-la.”

“(…) Meu único mérito foi o de ter pintado diretamente da natureza com o objetivo de exprimir minhas impressões diante dos efeitos mais fugidios (…).” Carta para Evan Chateris, 1926.

“Todos discutem minha arte e fingem compreender, como se fosse necessário compreendê-la, quando é simplesmente necesssário amar.”

“Cada vez fico mais furioso diante da necessidade de representar o que experimento, e juro a mim mesmo que não seguirei tão impotente, porque parece que posso fazer grandes progressos.”

“Encontro-me estupidamente atacado por reumatismo […] O que me aflige é pensar que tenha de renunciar a desafiar qualquer clima e não trabalhar fora, salvo com bom tempo. Que estupidez é a vida!”

 

2 Comentários »

  1. Lindona,
    ADOREI sua série de polaroid sobre Monet, está maravilhosa !
    Seu blog nos informa de uma maneira divertidamente deliciosa.
    Mil beijos

    Comentário por Juliele — dezembro 6, 2010 @ 8:48 pm

  2. Juju querida,
    Adorei sua visita!
    Volte sempre!
    Beijão!

    Comentário por Lucia Adverse — dezembro 7, 2010 @ 10:11 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Blog no WordPress.com.

