Luciaadverse's Blog

janeiro 29, 2010

Preto no Branco- Flávio Damm

Acabo de adquirir, ler e recomendo o livro “Preto no Branco Fotos & Fatos” do Fotojornalista Flávio Damm. De fácil e agradável leitura o autor narra histórias sobre cada foto mostrada no livro. Flávio Damm é natural de Porto Alegre, tem 64 anos de profissão e é considerado um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros. Começou como auxiliar de laboratório com o fotógrafo alemão Ed Keffel, que se refugiou do nazismo em Porto Alegre, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em 1946, fotografou para a Revista do Globo. Obteve a consagração profissional no ano seguinte, ao realizar as primeiras fotografias de Getúlio Vargas em sua fazenda após seu afastamento da presidência da República, o que lhe valeu um convite para integrar a equipe da revista O Cruzeiro, no Rio de Janeiro onde fotografou e redigiu matérias por uma década. Muitas das histórias narradas no livro surgiram através de cartas enviadas por leitores para a redação da revista. São histórias pelo mundo e pelo Brasil que fazem do livro de Flávio Damm uma deliciosa história de jornalismo, contada por meio de palavras e imagens que recebem títulos.

Para os meus colegas da Associação de Fotógrafos Fototech tenho uma excelente notícia. Acabo de incluir o livro na minha galeria da Fotobibliotech deixando disponível para empréstimo. Para mais informações clique aqui.

Entre 1959 e 1962 realizou uma ampla documentação fotográfica sobre o pintor Candido Portinari, no seu ateliê, no Rio de Janeiro. Certa vez, em uma entrevista, Flávio Damm revela que Portinari tinha uma frase curiosa, costuma dizer: “Você sabe que as mãos também enxergam?”

Fotografa sempre em preto e branco e em suas fotografias é possível reconhecer a estética clássica de fotógrafos como Manuel Álvares Bravo, Robert Doisneau e André Kertéscz.

São dele as palavras: “A câmera digital de hoje vai ser daqui um ano absoleta, agora… vai surgir daqui um ano uma câmera digital e um computador muito mais moderno do que hoje que vai responder a perguntas técnicas imaginaveis. Qualquer que seja o avanço tecnológico, sempre vai ser necessário um fotógrafo com um olho atrás do visor. Ela pode ser daqui a 50 anos, a máquina fotográfica mais sofisticada, ela não vai operar sozinha, ela não vai identificar o motivo sozinha, se não houver atrás do visor o olho do fotógrafo”

Anúncios

2 Comentários »

  1. Por favor, como eé que eu posso entrar em contato o fotógráfo de Flávio Damm?
    Salvador-Bahia

    Comentário por Dadá jaques — fevereiro 22, 2012 @ 1:22 am

  2. Oi Dadá,
    Infelizmente não tenho o contato do fotógrafo, mas tenho uma amiga que conhece ele. O nome dela é Sandra Moura, email:
    sandramoura@sandramourafotografia.com.br
    Att, Lucia

    Comentário por Lucia Adverse — março 21, 2012 @ 6:48 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: