Luciaadverse's Blog

agosto 6, 2009

Verso/Reverso

Filed under: Exposições, Fotografia — Tags:, , — Lucia Adverse @ 1:24 am

Picture 12

Desde o dia 4 de agosto está em cartaz na Arte Plural Galeria, Recife, Pernambuco, a mais recente exposição do fotógrafo Clício Barroso. Atualmente no Brasil é impossível para quem estuda ou trabalha com fotografia nunca ter ouvido falar do Clício. Considerado o mago do Photoshop e Lightroom, administra cursos e workshops por todo Brasil. No último dia 3, lançou na Livraria Cultura em São Paulo, seu 3º livro, o ” Adobe Lightroom 2″. Para mim sempre foi o meu maior mestre no assunto, praticamente todo o meu conhecimento sobre o programa Lightroom da Adobe devo à ele. As 20 ampliações, giclée prints em papel Hahnemühle Rag Satin (as maiores, de 1.55m por 1.10m) e Hahnemühle Rag Bamboo (as menores, de 60×80cm), Clício fala do ideal de mulher construído pela mídia. Segundo Clício no seu blog, a montagem da exposição está impecável. Lamento minha ausência na abertura da exposição e ainda não ter visto de perto as suas belas ampliações desse mais novo trabalho. Tenho um carinho muito grande por esse meu mestre e sempre fiz questão de estar presente em suas bem merecidas conquistas.

Se quiserem conhecer um pouco mais sobre o trabalho dele entrem no seu site: www.clicio.com.br

Picture 14

A exposição teve a curadoria da jornalista Simonetta Persichetti, mestre em Comunicação e Artes e doutora em Psicologia Social. Simonetta escreve sobre fotografia há 30 anos, colaborou com revistas como Íris Foto e Paparazzi. Publicou dois livros: Imagens da Fotografia Brasileira 1, em 1997 e, Imagens da Fotografia Brasileira 2, em 2000.

Escreve o blog “tramafotografica”.

Escreveu o seguinte texto sobre a exposição do mestre Clicio:

Picture 15

Belo é feio/Feio é belo

Os conceitos de belo e feio sempre interessaram filósofos e artistas da sociedade ocidental. Visto um em contraposição ao outro, até mesmo no âmbito moral, o belo e o feio permeiam nossos pensamentos. E aparecem agora, também aqui, nesta exposição de Clício Barroso; “Verso/Reverso”. Não são imagens artísticas, mas fotos que pertencem ao campo da mídia, da publicidade. Corpos que nos trazem algo muito caro à nossa época que é a possibilidade de “recriar” o próprio semblante. Máscaras que se apresentam da mesma forma tratadas para apresentar o belo e tratadas para nos apresentar o feio. Em discussão, um corpo mediático. Já disse o professor Ernesto Boccara (da Unicamp), no prefácio do livro “O corpo como suporte da arte”, de Beatriz Ferreira Pires: “o corpo natural, em simbiose com os sistemas naturais, condicionado exclusivamente ou prioritariamente por ciclos biológicos, não existe mais como o conhecíamos. Tornou-se signo condicionado pela dinâmica das mídias, ou seja, tornou-se construção cultural”. Rostos que a mídia foi banalizando, esculpindo, criando, busca de uma singularidade que transformou tudo em igual. Rostos que, assim como Narciso, foram condenados ao amor impossível de ser alcançado visto que nos apaixonamos por imagens.

As fotografias aqui mostradas por Clício nos remetem à beleza de consumo, como a definiu o semiólogo italiano Umberto Eco, em seu livro “História da Beleza”. Ideais de beleza propostos pelo consumo comercial. Banalização de um ideal. Não é novo este tema, visto que a bruxas criadas por Shakespeare em Macbeth já gritavam: “Belo é feio, feio é belo”.

Simonetta Persichetti

10 Comentários »

  1. […] Simonetta colocou um post sobre a expo em seu blog; obrigado, Sims! UPDATE 2: Lúcia Adverse escreveu um generoso post sobre este trabalho; thanks, […]

    Pingback por Verso/Reverso – Impactante « Clicio Photo News — agosto 6, 2009 @ 11:49 am

  2. Querida Lúcia,

    Obrigado por seu generoso post, posso adiantar que a vernissage da exposição foi muito bonita, com muita gente bacana e imprensa. Fiquei feliz com o resultado, que gostaria que você visse impresso, no papel, que tem uma outra dimensão.

    Beijo grande,

    Clicio

    Comentário por clic!o — agosto 6, 2009 @ 11:51 am

  3. Quem vé, aqui no Blog essas imagens, não consegue imaginar mesmo que remotamente, o impacto delas ao vivo.
    Vale a pena, com certeza.

    Comentário por Eder Jules — agosto 6, 2009 @ 12:19 pm

  4. Querido Clicio,
    Eu é não poderia deixar de homenageá-lo aqui no meu blog. Afinal de contas, você é responsável e tem grande contribuição para minha formação profissional!
    Desejo que você tenha muito sucesso na exposição e espero que dê tempo de ver pessoalmente!
    Um grande beijo, Lúcia

    Comentário por luciaadverse — agosto 6, 2009 @ 12:44 pm

  5. Ai Eder! Nem fala! Queria muito ter ido à abertura! Espero ter oportunidade de ainda ver as imagens ao vivo!
    Obrigada pela visita e comentário!
    Lúcia

    Comentário por luciaadverse — agosto 6, 2009 @ 12:47 pm

  6. Cara Lucia,
    muito obrigada por seu gentil comentário em meu blog.
    É muito bom quando nosso trabalho de alguma foram ecoa…
    Beijos e boa sorte

    Comentário por tramafotografica — agosto 6, 2009 @ 1:06 pm

  7. Prezada Simonetta,
    Eu é que agradeço sua visita e seu comentário no meu blog!
    Beijos, Lúcia

    Comentário por luciaadverse — agosto 6, 2009 @ 1:47 pm

  8. Lúcia,
    Parabéns pelo sucesso nas escolhas dos temas que você vem postando em seu blog, para variar,mais uma vez fiquei maravilhada,estes são atuais e de muito bom gosto.As fotos são lindas e adorei o texto dessa jornalista.
    bjãoo, ju

    Comentário por Juliele — agosto 6, 2009 @ 11:17 pm

  9. Oi querida!
    Obrigada pelos gentis elogios! Para você que está iniciando na profissão de modelo, vale à pena conhecer o trabalho desse fotógrafo! Além de ter uma técnica impecável, Clicio é uma jóia de pessoa! Entre o conheça o site dele:
    http://www.clicio.com.br
    Beijocas, Lúcia

    Comentário por luciaadverse — agosto 6, 2009 @ 11:27 pm

  10. […] Simonetta colocou um post sobre a expo em seu blog; obrigado, Sims! UPDATE 2: Lúcia Adverse escreveu um generoso post sobre este trabalho; thanks, Lúcia! Share and […]

    Pingback por Verso/Reverso – Impactante — Clicio Photo News — novembro 14, 2009 @ 5:20 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: