Luciaadverse's Blog

julho 9, 2009

Winterthur, capital suíça da fotografia

Filed under: Exposições — Lucia Adverse @ 11:00 pm
325b9527f3Desde 2003, um novo edifício abriga a Fundação Suíça para a Fotografia e parte do Museu da Fotografia de Winterthur, Fotomuseum

Criado em 1993, o Fotomuseum de Winterthur explora com coerência e determinação o mundo da fotografia em todas as suas acepções.

No seu décimo aniversário, o museu viu-se reforçado pela Fundação Suíça para a Fotografia. Hoje as duas instituições fazem de Winterthur um pólo da fotografia na Suíça.

“O Museu da Fotografia surgiu em bom momento, respondendo à demanda de uma sociedade em que a imagem desempenha papel cada vez mais importante”. Joy Neri, responsável pelo fund raising(levantamento de fundos), realça de imediato o amplo enfoque dado à fotografia pelo Fotomuseum de Winterthur.

Fotografia como arte e como documento

“Aqui olhamos a fotografia como arte e como documento”, esclarece, enquanto nos acompanha pelos locais da exposição recuperados de uma antiga fábrica de tecidos.

Criado em 1993 por iniciativa particular, o museu destacou-se imediatamente pela sua orientação internacional e pela atenção dedicada à fotografia sob todos seus aspectos, da foto artística à reportagem jornalística, da moda ao design industrial, da foto signalética à foto médica.

Nas exposições organizadas até agora, o museu preocupou-se em alternar apresentações do trabalho de fotográficos e artistas contemporâneos (Lewis Baltz, Nan Golden, Boris Mikhailov, William Eggleston…) com retrospectivas de clássicos da fotografia (Karl Blossfeldt, August Sander, Dorothea Lange, Weegee…) e mostras temáticas, capazes de destacar também a fotografia aplicada.

I00926

Um museu de fama internacional

Com certa de 8 exposições anuais – das quais quatro grandes, duas pequenas na “Galeria” (que freqüentemente serve de contraponto à mostra principal) e duas dedicadas à coleção do museu – o museu de Winterthur já conquistou uma posição sólida no panorama artístico nacional e internacional. Cerca de 20% dos visitantes vêm do estrangeiro.  “Hoje o Fotomuseum é um dos dez melhores museus de fotografia do mundo e o maior na Europa”, afirma com uma ponta de orgulho Joy Neri.

E acrescenta:

“Um sucesso que depende da coerência e da qualidade de nosso programa. Mas como pequena equipe, somos capazes de reagir rápidamente aos estímulos da sociedade”.

Com o passar dos anos o museu criou também sua própria coleção, reunindo hoje aproximadamente três mil fotografias. Trata-se de obras realizadas a partir dos anos 60 do século XX, em particular de artistas que já expuseram no museu.

“Não estamos interessados em imagens únicas, mas de preferência em uma escolha representativa das obras de alguns nomes ilustres da fotografia contemporânea”, explica Joy Nere.

MuseuUma boa vizinhança com a Fundação de Fotografia

Em novembro de 2003, um golpe da sorte contribuiu para dar a Winterthur uma posição ainda mais importante no panorama da fotografia. Graças a uma contribuição de 8.4 milhões de francos da Fundação Volkart, a Fundação Suíça de Fotografia transferiu-se do Kunsthaus de Zurique a local defronte ao Museu de Fotografia.

No novo edifício encontraram espaço para um pequeno restaurante, uma loja de livros artísticos, de artigos de multimídia, uma biblioteca especializada e naturalmente os arquivos onde as fotografias podem ser conservadas em condições excelentes – além de dois espaços de exposição, um para a fundação e outro para o museu.

As duas instituições permanecem, porém, independentes. A Fundação para a Fotografia tem por tarefa conservar e valorizar o patrimônio fotográfico do país e o governo garante 70% de seu financiamento. O Museu da Fotografia, voltado principalmente para a foto contemporânea internacional, consegue três quartos de seu financiamento graças a fundos privados (membros, patrocinadores e visitantes).

O público parece apreciar essa vizinhança. Quatro quintos dos visitantes compram o bilhete que permite ingresso em ambas as instituições. E não faltam colaborações entre o Museu e a Fundação, como para a grande mostra dedicada a Robert Frank, em setembro de 2005. Juntas, as duas entidades dispõem da maior coleção de imagens do grande fotógrafo suíço.

Atualmente o museu está com uma exposição do fotógrafo americano  WALKER EVANS e fica até o dia 23 de agosto. Evans é conhecido por duas séries de fotografias: uma delas é o levantamento documental da comunidade agrícola norte americana e a outra está documentada no livro Let´s now praise famous man. Estes dois trabalhos são considerados os expoentes máximos da fotografia documental. Área em que Walker Evans é considerado como uma das maiores figuras. Em 1935 entrou ao serviço da F.S.A. (Farm Security Administration), um organismo federal criado por Roosevelt para dar solução à crise agrícola dos Estados Unidos da América durante o período da Grande Depressão. Usando a fotografia como prova da miséria em que viviam os agricultores americanos, Evans registava essa miséria com precisão objectiva, dignificando, apesar de tudo, a pobreza em que estes agricultores viviam. Em 1938, depois de concluir o seu trabalho para a F.S.A., o Museum Of Modern Art de Nova York honrou a obra de Evans com uma exposição, a primeira dedicada por este museu a esta profissão. Algumas das suas  fotos que estão expostas no Fotomuseum de Winterthur:

595a62277a

dc049550b9

cfac1b6570

4aaf76246a

FONTE:

http://www.swissinfo.ch/

swissinfo, Andrea Tognina, Winterthur


Anúncios

4 Comentários »

  1. achei inovador e identifiquei meu estudo em imagem com o conceito deste museu.A fotografia aplicada.Teriam cursos nesse museu?Grata.

    Comentário por Fernanda Veiga — julho 12, 2009 @ 8:35 pm

  2. Oi Fernanda,
    O museu fica na Suíça, mas se você está animada ir até lá para fazer o curso, dê uma pesquisada no site dele:
    http://www.fotomuseum.ch/
    Obrigada pela visita!
    Lucia

    Comentário por luciaadverse — julho 13, 2009 @ 5:42 pm

  3. Eu de novo Lúcia!

    Apesar de não deixar muitos recados gosto muito do seu blog. É uma referência e fonte de informações úteis sobre fotografia!

    Grande beijo,
    Ari

    Comentário por Ari Baiense — julho 17, 2009 @ 11:33 am

  4. Oi Ari,
    Sua presença é sempre bem-vinda!
    Fico feliz em saber que gosta do meu blog, pois a minha intenção é tentar sempre dar informações úteis.
    Um grande abraço, Lucia

    Comentário por luciaadverse — julho 19, 2009 @ 4:09 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: