Luciaadverse's Blog

abril 24, 2009

Otto Stupakoff

Filed under: Fotografia — Tags: — Lucia Adverse @ 4:18 pm

É com muito pesar que venho informar o falecimento do grande fotógrafo brasileiro Otto Stupakoff. Faleceu nesta quarta-feira, aos 73 anos, pioneiro da fotografia de moda no Brasil.  Ele foi encontrado em seu apartamento no bairro do Itaim, em São Paulo, onde vivia sozinho, provavelmente vitimado por um ataque cardíaco.

Otto Stupakoff por Juan Esteves

Otto Stupakoff por Juan Esteves

Otto estudou fotografia no Art Center College of Design, Los Angeles, Estados Unidos (1953-1955), período em que trabalhou como correspondente da revista Manchete. Em 1957, estabeleceu estúdio próprio em São Paulo, atuando no campo da fotografia de moda e da publicidade. Convidado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, documentou a construção de Brasília. Em 1965 mudou-se para Nova Iorque, Estados Unidos, onde fotografou para agências de publicidade e diversas revistas, como Harper’s Bazaar, Vogue, Elle, Glamour, Life, Esquire e Look. Foi professor de fotografia na Parson’s School of Design de Nova Yorque (1966). Residiu em Paris entre 1973 e 1976. Recebeu o prêmio especial do júri do Art Director’s Club, Paris (1981) e o DuPont Award, Paris (1986). Vivia em São Paulo desde 2005.   O corpo de Otto será velado no Cemitério São Paulo na rua Cardeal Arcoverde no bairro de Pinheiros nesta quinta-feira, a partir das 16h30.

(Fonte: site Terra)

Aqui deixo minha homenagem à um dos maiores fotógrafos do nosso país postando algumas de suas belas imagens!

A atriz Lois Chiles, em Paris (1975)

A atriz Lois Chiles, em Paris (1975)

MEDUSA

Medusa, 1987 – Nova Iorque

otto-002

Modelo, 1989 – Nova Iorque

Salvador, 1978

Salvador, 1978

Para o fotógrafo o momento da foto é sagrado. “Só modelo e fotógrafo podem compartilhar! Imagine hoje: A tal produtora de moda, quer segurar no tripé, olhar na câmera, ver o polaroid. Parece representante do diretor de arte!”. Podemos estender o raciocínio para a mania recente de querer olhar no visor da câmera digital. Nada mais chato e insuportável! (Otto Stupakoff)

A cantora Montserrat

A cantora Montserrat

Richard Nixon e sua filha, Julie, na Casa Branca, em Washington (EUA)

Richard Nixon e sua filha, Julie, na Casa Branca, em Washington (EUA)

Certa vez, ao ser questionado por um jornalista se voltaria a morar no Brasil, o fotógrafo declarou que todos seus bens pertencem hoje a seus filhos. Seu plano é ter bagagem reduzida, para facilitar longas viagens e estadias. Em 2005, chegou a passar quase um ano na Índia, carregando apenas duas malas.

otto-007

1177618-1344-ga1

1177633-0511-ga1

Em entrevista a UOL durante a semana do São Paulo Fashion Week :

UOL: Em seus retratos que fez de grandes celebridades, você sempre buscou humanizá-las?
Stupakoff: Não sempre. Quando fazia retratos em grandes formatos, eles são por naturezas fixos, formais. Mas há retratos muito soltos. Eu sempre lia muito sobre a pessoa que ia fotografar, havia um preparo. Com exceção do Jack Nicholson, que foi muito grosseiro (N.R.: o ator, reclamou, por exemplo, do local escolhido para as fotos _a rua_ e a sessão durou apenas dois cliques), todas as pessoas foram extremamente cordiais comigo.
O meu tipo de fotografia era o de passar o dia inteiro com a pessoa, às vezes mais de um dia, por exemplo, com a alteza real Grace de Mônaco (Grace Kelly) e sua filha Stephanie. Eu fotografei Sophia Loren quatro ou cinco vezes, havia um pouco mais de intimidade, cheguei a passar a noite em seu bangalô, mas nunca tive a ilusão de que era amigo dessas celebridades.

091132173

Jack Nicholson, em New York (1973)

otto

O fotógrafo Otto Stupakoff anunciou que faria o último editorial de moda de sua carreira para a revista“Mit”. Para se despedir, Otto exigiu uma modelo lactante e uma casa de campo para suas lentes.

Boa parte de seu acervo de Otto Stupakoff é incorporada agora ao Instituto Moreira Salles

Anúncios

2 Comentários »

  1. Seu blog ta maravilhoso, parabéns.

    Comentário por cibele — maio 10, 2009 @ 9:17 am

  2. Obrigada amiga!

    Comentário por luciaadverse — maio 10, 2009 @ 1:05 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: