Luciaadverse's Blog

abril 20, 2009

Equipamento

Filed under: Macrofografia, Meus trabalhos — Tags: — Lucia Adverse @ 8:26 pm

Hoje vou falar sobre o equipamento que utilizo para fotografar  pequenos seres vivos.

A objetiva Canon 100mm ƒ/2.8 USM Macro é muito versátil! Além de ser uma excelente objetiva para still e retrato, também é ótima para a macrofotografia. Faz foco  do infinito até uma distância de milímetros, registrando o objeto em tamanho real no sensor digital (taxa de reprodução 1:1). Esta lente  impressiona qualquer fotógrafo com a sua combinação de versatilidade, qualidade de imagem e extraordinário manuseio.  Permite foco manual o tempo todo deixando que o fotógrafo de close-up ou macro mude para o foco automático  sempre que necessário. Na macrofotografia o foco manual é o mais indicado.

Canon_EF_100mm_f/2.8_macro_USM_lensJá a objetiva Canon EOS Macro MP-E 65mm ƒ/2.8 1-5x é mais específica e bem mais difícil de manusear. Uma lente  utilizada exclusivamente em fotos macro, a MP-E 65mm pode preencher um quadro de 35mm com um objeto tão minúsculo quanto um grão de arroz! Os resultados são surpreendentes! Com essa objetiva, podemos ter uma ampliação de até 5x , ou seja, na proporção 5:1.  Quanto maior a ampliação, mais reduzida é a profundidade de campo e mais difícil o foco. Diferente das outras objetivas, o foco é feito com o movimento do corpo, inclinando-se para frente ou para trás.  No início é uma dificuldade, mas com o tempo e a prática acostuma-se e pega-se o jeito. Canon_EOS-MP-E_65mm_f/2.8_1-5x_macro

O flash gosto de usar  é o Canon MT-24EX Ringlite Macro Twin Lite. É fantástico! Possui todos os recursos e capacidades imagináveis. Empregando E-TTL da câmera, ele gira totalmente em torno da objetiva, permitindo velocidades de obturador acima da velocidade de sincronismo normal. Posso posicionar o flash exatamente na posição que preciso para iluminar pequenas coisas. Pode-se comprar difusores que se adaptam nos flashs e os transformam em mini-hazys.

Twin Lite Flash

Ainda posso adapta-lo em  câmeras compactas como a G-10 com suporte  E-TTL.

canon_mt-24ex_m1

Nessa foto abaixo, o fotografo Tacio Philip, pegou-me de surpresa enquanto eu fotografava o percevejo do post anterior. Quando vi, nem eu mesma acreditei na ginastica que estava fazendo para clicar um inseto tão pequeno.

Lucia Adverse

Tacio Philip organiza saídas fotográficas no Jardim Botânico em São Paulo e  workshops de macrofografia.  O fotógrafo tem um site especializado no assunto, onde tem banco de imagens, bibliografia sobre o assunto, venda de equipamentos, etc…

http://www.macrofotografia.com.br

Anúncios

3 Comentários »

  1. Bem legal seu blog e com um tema que não tenho nem o que comentar já que sou viciado em macrofotografia!
    Parabéns pela iniciativa e brigadão pela referência!
    Bjs
    Tacio

    Comentário por Tacio Philip — abril 20, 2009 @ 8:47 pm

  2. Oi Tacio,
    Claro que tinha que me referir à você! Além de já termos fotografado juntos no Jardim Botânico, a sua dedicação na macrofotografia é muito significativa. São poucos os fotógrafos brasileiros que se dedicam e divulgam esse trabalho.
    Te desejo sucesso sempre e… conforme prometeu… estou te aguardando em Minas para fotografarmos!
    Um abraço, Lucia

    Comentário por luciaadverse — abril 21, 2009 @ 12:05 pm

  3. […] sobre macrofotografia, então achei que seria pertinente eu começar falando sobre o assunto, da técnica da qual domino e algumas sugestões de bibliografia. Com o passar dos dias, fui introduzindo outros […]

    Pingback por Aniversário do blog « Luciaadverse's Blog — abril 20, 2010 @ 7:42 pm


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: